Centro Gráfico Ruy Barbosa Centro Gráfico Ruy Barbosa

86 Anos
67 3025 2000

A Ruy Barbosa

Sobre Nerone Maiolino

           Nerone Maiolino - filho do Italiano João Maiolino - nasceu 5 de setembro de 1923 na cidade de Campo Grande. Seguiu em 1944 para Cuiabá a fim de servir o Exército. Depois foi transferido para o Rio de Janeiro. Em terras cariocas, com pouco mais de 20 anos, envolveu-se em suas primeiras questões políticas: a democratização do Brasil após a disposiçãodo governo ditatorial de Getúlio Vargas iniciado com o Golpe de 1.937 e foi um dos fundadores da AME - Associação Mato-Grossense de Estudantes - que teve como principal objetivo auxiliar os estudantes sem condições financeiras de prosseguir os estudos. Ainda no Rio de Janeiro, graduou-se na Escola Técnica de Comércio Cândido Mendes, no curso de Contabilista, retornando a Campo Grande em 1.949.

           Foi aqui, na Cidade Morena, que Nerone conheceu a jovem musicista e professora de piano Maria Etiennette Palhano. Casaram em cinco de setembro de 1.951. Tiveram sete filhos: Rosana, Walter, Geraldo, Haroldo, Maurício, Gisele e Nerone Júnior. O bom humor e o espírito de bondade, marcaram a educação das crianças, mas ele também era austero e rígido. 

            A chegada dos netos e a percepção que a idade do corpo físico não tinha a mesma juventude de seu espírito. Nerone exigia uma brincadeira-séria de seus netos: ser chamado de "titio" com a penalização de não ganhar mesada semanal. É numa carta ao titio que os netos exprimem os maiores sentimentos e heranças que marcaram a vida de Nerone: "amor pela família, dedicação ao trabalho, respeito ao próximo, caridade e generosidade, tranquilidade para encarar os tropeços da vida e perseverança para vencê-los". Faleceu em 2.006 em Campo Grande.

           Suas inúmeras virtudes como homem público, empresário, pessoa à frente de seu tempo, não foram maiores so que a marca do homem que amava e respeitava a família. Que, com sorrisos e o cachimbo a sempre a mão, ensinou os mistérios e delícias da vida para filhos, netos e bisnetos.