Centro Gráfico Ruy Barbosa Centro Gráfico Ruy Barbosa

86 Anos
67 3025 2000

Nossa História

  • Aniversário das atividades - 200 Anos 2008

    A indústria gráfica completará 200 anos de atividades no País. 
  • Word Trade Center - 11 Setembro 2001

    11/Set: Ataques terroristas organizados pela organização Al-Qaeda contra os Estados Unidos da América. Na manhã deste dia foram sequestrados quatro aviões: dois deles chocaram contra a torres gémeas do World Trade Center em Manhattan, Nova York, um outro foi desviado contra o Pentágono e um quarto despencou-se na Pensilvânia. Dos atentados resultou a morte de 3.234 pessoas e o desaparecimento de 24.
  • Queda do Muro de Berlim 1989

    09/Nov: Queda do Muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim durante 28 anos e foi o símbolo maior da cortina de ferro que dividia a Europa desde o final da IIª Guerra Mundial.
  • Chernobil 1986

    28/Jan: Às 11:38 da manhã, o vaivém espacial Challenger descola de Cabo Canaveral, Florida e explode poucos segundos depois, matando os seus sete tripulantes, incluindo a primeira tripulante civil em missões deste género.

    26/Abr: Acidente nuclear de Chernobil na Central Nuclear de Chernobil na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear de sempre, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Calcula-se que tenham morrido cerca de 4 mil pessoas.
  • Primeiro computador Macintosh 1984

    24/Jan: É colocado à venda o primeiro computador Macintosh da Apple. Tratava-se do Macintosh 128k, com uma interface gráfica muito simples e equipado com rato que substituia a linha de comandos.
  • Fabricas Brasileiras 1977

    A partir deste periodo algumas máquinas de médio porte começaram a ser fabricadas no Brasil pela Solna e pela Catu, as marcas mais conhecidas.
  • Cores 1967

    O uso da cor é outro indício da renovação que pairava sobre os veículos de comunicação da época. A própria Folha de S.Paulo, em 1967, introduziu cor ao offset. 
  • Importações 1964

    Nesse período, as impressoras offset em uso no País eram importadas da Alemanha e da Itália por empresas como a Gutenberg e outras.
  • Primeira calculadora electrónica 1954

    09/Jan: A empresa norte-americana IBM apresentou a primeira calculadora electrónica do mundo composta por transístores, uma tecnologia revolucionária para aquela época.
  • Gráficas e Editoras 1950

    Na década de 1950, foi a vez das gráficas editoriais, voltadas à produção de livros, entrarem mais intensamente no offset. Na imprensa, essa transição ocorreu na década seguinte.
  • Fim da 2ª Guerra Mundial 1945

    Explosão da bomba atómica sobre Nagasaki
    • 9 de agosto - Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki.
    • 2 de setembro - Termina a 2ª Guerra Mundial.
    • 29 de outubro - Getúlio Vargas é deposto da presidência do Brasil; fim do Estado Novo.
  • Início da Segunda Guerra Mundial 1939

    1 de setembro - Início da Segunda Guerra Mundial.
  • Livraria 1938

    Em 1938, transferiu a Livraria para o professor João Tessitore Júnior, que sentiu a necessidade de agregar a livraria a um parque gráfico. 
  • Copiadoras Xerox 1937

    27/Out: Chester Carlson, físico e inventor norte-americano, apresenta a patente relativa ao invento do chamado processo Xerox, que permitiu a fabricação de copiadoras a seco por um processo electrostático e cujas aplicações vão desde cópias de documentos a reprodução de livros.
  • Descoberta por acidente - Penicilina 1928

    28 de Setembro - Descoberta por acidente por Sir Alexander Fleming, a penicilina é uma droga que combate bactérias nocivas. O esquecimento de Fleming, que deixou cair por acidente o fungo “Penicillium Notatum” numa cultura de bactérias, o que fez com que as estas parassem de se desenvolver, deu origem a um novo grupo de antibióticos. A importância histórica deste acidente é memorável, muito por ter sido a primeira droga eficaz contra doenças que até aquela data eram difíceis de controlar, como a Sífilis ou infecções por estafilococos.

    19 de Setembro - O camundongo de Walt Disney, o Mickey Mouse é exibido pela primeira vez.
  • Fundação 1927

    Foi fundada em Campo Grande/MS em 1927 a Livraria Ruy Barbosa pelo baiano Antônio Gomes Nika, que permaneceu como proprietário até 1937. 

    Acontecimentos
    . 20/Mai: Charles Lindbergh parte de  Roosevelt Field, perto da cidade de Nova Iorque a bordo do avião Spirit of St. Louis para efectuar a primeira travessia do Atlântico solitária e sem paragens. Chega a Paris no dia seguinte, uma viagem de 33h30.


  • Pai dos Criadores da Gráfica 1916

    Genaro Louchard Rodrigues, pai dos criadores da gráfica.
    Começou a trabalhar em uma oficina litográfica situada em Belém do Pará.
  • A tecnologia de impressão 1904

    A tecnologia de impressão offset foi inventada em 1904 pelo americano Ira Washington Rubel, litógrafo de Nova Jersey, Estados Unidos, mas também foi patenteada pelo alemão Caspar Hermann, que vivia em Baltimore, cidade do estado norte-americano de Maryland.

    Apesar do surgimento no início do século passado, o sistema só chegou ao Brasil na década de 1920.
  • Curiosidade - Um acidente que deu certo 0000

    A revista 100 Anos de Impressão Offset, publicada pela Heidelberg, conta que, após uma falha da impressora, Ira Washington Rubel imprimiu uma folha frente e verso por engano. Assim, a imagem impressa na página errada foi reproduzida na blanqueta do cilindro de impressão, e de lá para o papel. O resultado foi uma transferência de tinta mais uniforme.
    Dessa forma, mesmo que acidentalmente, foi inventada a impressão indireta, que passou a ser feita através de um cilindro emborrachado, a blanqueta.

    1808 - Marco Histórico....................... 0000

    O marco histórico da imprensa brasileira remete à chegada da família real portuguesa ao Brasil. Em 13 de maio de 1808, aproveitando as comemorações de seu aniversário, D. João VI cria aqui a Impressão Régia (atual Imprensa Nacional). As primeiras publicações foram feitas, inicialmente, na Gazeta do Rio de Janeiro. O Diário Oficial viria em 1º de outubro de 1892.

    Entre 1808 e 1822, saíram dos prelos da Impressão Régia nada menos que 1.154 impressos, dos quais várias obras científicas e literárias de grande valor. É assim que estão registrados, há quase duas décadas, os fatos da história oficial do Brasil, entre eles a elevação do Brasil à categoria de Reino, a proclamação da Independência, a Lei do Ventre Livre, a abolição da escravatura, a proclamação da República, além dos historicamente mais recentes, como os Atos Institucionais que marcaram o período de regime militar e os que significaram a redemocratização.

    Até 1808, nenhum tipo de publicação era impressa no Brasil. Os motivos para tal restrição eram de ordem econômica – evitar a concorrência dos produtos brasileiros com os portugueses; e política – impedir que impressos subversivos circulassem pelo País. Após a independência, em 22 de novembro de 1823, foi promulgada a primeira lei brasileira de imprensa.